Fome de Bola e MAC consagram futebol nos bairros

Parceria, com apoio pontual da Prefeitura, tem Amigos Voluntários trabalhando em “almoção”

Publicado em 3 de dezembro de 2016 às 15h00

De volta aos bairros, pela iniciativa do instrutor de futebol Fabrício Mazzi, o Mufa, com apoio do Montealtense Atlético Clube (MAC) através do diretor Fabinho Guilherme, o Fome de Bola – Craque na Escola mostrou seu potencial.

Atuando em 5 núcleos, Mufa promoveu treinamentos e a convivência de crianças jovens, de 9 a 15 anos, durante o ano todo, atendendo a região dos barros Califórnia, Vera Cruz, Alvorada, Centenário e Jd. Jaqueline – por lá, o espaço esportivo tem o carinhoso nome de “Buracão”.

Sem a estrutura necessária de cadastro e acompanhamento dos jovens, como prevê o projeto original, Mufa contabilizou cerca de 300 jovens atendidos.

Para celebrar o ano de treinos nos bairros, um campeonato foi realizado, com as finais no Estádio Municipal “Edmar Morgado”, o “Campão”, no sábado passado. No sub-11, o União venceu o Alvorada por 2 a 1 e se sagrou campeão. No sub-13, a vitória do Atlético Jaqueline veio nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal contra o Alvorada (5 a 4 nos penais).

No sub-15, carimbando a classificação para a final em todas categorias, o Alvorada bateu o Califórnia por 3 a 1. Para a final, a Prefeitura cedeu transporte até o Campão e também as medalhas do certame, com presença do diretor de Esportes, Diomedes do Carmo e do vice-prefeito (e prefeito eleito), João Paulo Rodrigues.

Correndo junto
Por outro lado, o outro criador do Fome de Bola (junto a Mufa), Luiz Felipe Nunes reapresentou à Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Governo do Estado de SP (SELJ) o projeto, dentro do Programa de Incentivo ao Esporte (PIE).

“Reapresentou” pois, nesse ano, o projeto havia sido apresentado e aprovado, tendo como proponente a Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista, (AGCIP), que atua por todo interior paulista e, recentemente, aprovou projeto de Vôlei na cidade de Ubatuba, no litoral. Os trabalhos contaram com o trabalho essencial do presidente da entidade, Edemilson Sete.

No entanto, dado o alto valor do projeto, mesmo com o apoio da indústria local, não foi possível captar o mínimo para execução.

“Mas foi um ano sensacional. As indústrias que procuramos nos ajudaram de pronto, mostrando que, se adequarmos o projeto a valores mais viáveis, teremos apoio por aqui”, destaca Luiz Felipe Nunes. O projeto aprovado permite que cada empresa possa doar até 3% de seu ICMS, sem custos adicionais.

“Ao invés de pagar todo ICMS mensal ao governo, empresas podem direcionar 3% a projetos aprovados, diretamente no sítio da Secretaria da Fazenda do Estado, de forma rápida, transparente e segura”, comenta o diretor, agradecendo o apoio da Fundição Barbizan, Cestari Industrial, Macopema e BMA.

“Ainda há mais empresas que queriam apoiar. Por isso, estamos esperançosos de retomar o trabalho em 2017”, complementa Felipe, que celebra o fortalecimento do futebol nos bairros, tendo agora outro horizonte à frente: poderem representar Monte Alto na Liga Paulista, junto ao MAC.
Por isso, a AGCIP

Confraternização
Para fechar esse ano intenso de disputas, realizado pelo Fome de Bola e pelo MAC, mais um grupo parceiro volta à cena. Há cerca de 15 anos, os Amigos Voluntários reúnem alimentos e presentes para um almoço de fim de ano para a “molecada”. Já foram almoços “suntuosos”, para 500 crianças e também alguns mais modestos, mas igualmente importantes, no Clarear.

Os Amigos Voluntários, homens da sociedade montealtense, ajudam na arrecadação e cozinham para os atletas. Nesse ano, no Pavilhão da Menina Izildinha, o almoço promete: comida, bebida e sorteios para jovens do Fome de Bola, APAE, Clarear, Luiz & Vida e Educandário Izildinha.

“É um modo de agradecer a todos que ajudaram no Fome de Bola e no MAC, voluntariamente, e retribuir o apoio com uma confraternização importante”, ressalta Mufa.

Por: Luiz Felipe Nunes – MTB 39868

Prefeito eleito participa da premiação

Prefeito eleito participa da premiação

Uniao campeão do sub11

Uniao campeão do sub11

Foto 3

Momento do Sub13 entre Atlético Jaqueline e Alvorada

Foto 4

Atlético Jaqueline vence nos penaltis

Foto 6

Alvorada campeão do Sub15

 

Leia mais sobre , , ,

Veja também

Comentários