Roberto Nascibem cria método de cavaquinho que ganha o mundo

Exemplares do material chegaram a paises como Argentina, Portugal e Japão.

Publicado em 28 de maio de 2015 às 21h25

 

Roberto Nascibem, 37 anos, é um profissional que respira música. Natural de Monte Alto, o músico é professor no Conservatório Musical há 13 anos, e passa seus dias repassando o conhecimento que adquiriu na guitarra e violão.

Em 2009, após perceber a falta de material de estudo musical de origem nacional, em relação ao que é importado, decidiu colocar, em uma apostila de 56 páginas, um método de cavaquinho criado por ele mesmo, com foco em músicos iniciantes.

Na época, Roberto estudava guitarra em São Paulo com o editor de uma revista especializada que, vendo o talento do músico, incentivou-o a prosseguir com o livro, que seria lançado pela editora. Porém, antes de concluir o material, a empresa pela qual sairia o método encerrou suas atividades.

O músico teve, então, que ir em busca de patrocínios, quando conseguiu que a Associação de Gestão Cultural do Interior Paulista (Agcip), com sede em Monte Alto, entrasse no projeto patrocinando a impressão do mesmo. A internet foi fundamental neste momento, e novos parceiros do ramo surgiram e permitiram que autor colocasse em prática o método de cavaquinho.

Em conversa com o Jornal Connect na noite desta quinta-feira (28), Roberto disse que as questões financeiras do projeto eram difíceis, já que não enxergava qual seria o retorno financeiro e por trabalhar, neste caso, com um público muito específico. A venda era realizada somente pela internet e por uma livraria na capital paulista. Porém, a dificuldade em encontrar material sobre o tema incentivou a criação e publicação do método. Junto à apostila com o material didático, o comprador levava para casa um CD com o áudio dos exercícios.

Dos 500 exemplares lançados, Roberto diz que sobraram, aproximadamente, 100 unidades. Músicos da Argentina, Japão, Alemanha e Portugal já procuraram o autor, dizendo terem adquirido ou ganhado um exemplar e parabenizando-o pelo conteúdo.

O método consiste em um dicionário de acordes com mais de 300 modelos, a história dos ritmos, com batidas para mão direita de diversos ritmos, como o samba, chorinho, axé, samba-funk, marchinha, pagode, bossa nova, samba-enredo etc.

Roberto Nascibem prepara, para lançamento em breve, método de guitarra e bandolim, este último que deve sair com cerca de 140 páginas. O foco do autor é sempre músicos iniciantes, que encontram dificuldade em encontrar material nacional de qualidade e a preços interessantes.

Questionado sobre a divulgação do material por internet, o autor disse já ter cogitado a ideia, mas que após estudar não seria interessante. Ainda hoje, o música prefere ter, em mãos, o material de estudo impresso, e muitas editoras já tentaram implantar conteúdo digital, sem sucesso.

Roberto finaliza, dizendo ter alguns poucos exemplares para venda. Caso o leitor tenha interesse em adquirir o material didático, ou conhecer o trabalho do professor, pode entrar em contato através de seu perfil no Facebook.

Leia mais sobre , , , ,

Veja também

Comentários