Dezembro será de Cultura multifacetada em Monte Alto

Do caipira ao nipônico, dos malabares à bateria, confira um pouco do que invadirá o mês na Cidade do Sonho

Publicado em 27 de novembro de 2015 às 0h53

Parcerias vão agitar, como nos “tempos de Gilbertão”, a Cultura em Monte Alto. Reunião na segunda, 23/11, trouxe união inédita que abrirá dezembro com relevantes eventos.
Associação de Gestão Cultural no Interior Paulista “Prof. Gilberto Morgado” (AGCIP), Seth Assessoria, Prefeitura de Monte Alto, Associação Comercial e Industrial (ACIMA), Horto de Deus e Associação Nipo-Brasileira confraternizaram na Franclabes – Livraria Católica anunciando parte da programação de dezembro na Praça Central.
Em foco dois projetos realizados pela Secretaria de Estado da Cultura através do ProAC/ICMS, elaborados e captados por Seth Assessoria e AGCIP. As ações ocorrerão entre 5 e 8 de dezembro através dos projetos “Fermentação da Cultura Caipira” e “Cultura Japonesa no Interior Paulista”.
O ProAC, ou Programa de Ação Cultural, é ação do Governo do Estado onde, cada entidade que tem seus projetos aprovados devem buscar o recurso junto ao imposto (ICMS) de empresas, que podem doar até 3% de seu imposto: ao invés de pagar esse percentual ao governo, são autorizados a investir em projetos locais.
No caso das ações que estarão em Monte Alto o apoio foi das empresas Atacadão, maior atacadista de alimentos do Brasil e Grupo Colombo – Açúcar Caravelas, atualmente considerada uma das maiores produtoras de açúcar e etanol do Brasil.
Unidos
A união das instituições locais permitirá que a comunidade montealtense se aproxime e conheça mais sobre as culturas japonesa e caipira. Serão apresentações, atividades e ações culturais que mesclam elementos das duas culturas que há mais de um século convivem e se entrelaçam nas muitas cidades que receberam os imigrantes japoneses no interior paulista.
Durante os 4 dias de mostra, haverá Barraca Oriental com venda pratos da culinária japonesa; toda renda será revertida ao Horto de Deus e Nipo de Monte Alto.
“Esses projetos foram elaborados em 2013, aprovados em 2014 pelo Governo do Estado e teve recursos captados em 2015. Monte Alto possui um potencial grande com empresas de pequeno, médio e grande porte e, com certeza se houver conhecimento desse mecanismo de incentivo, que é regido por Lei Estadual, a cidade teria condições de arrecadar cerca de R$ 1,5 milhão para projetos culturais e esportivos para as entidades de nossa cidade”, comenta Edemilson Sete, presidente da AGCIP.
“A ACIMA já deu um passo e, junto à AGCIP e Seth Assessoria, buscará mais informações sobre os programas de incentivo para poder compartilhar com seus associados e renovar a esperança de Monte Alto voltar a ser um polo cultural, esportivo e, porque não, turístico, pois tem potencial para isso”, complementa Sete.
A programação completa destes dois eventos estão nos sítios:AGCIP SETHASSESSORIA

Mais
Ainda por ações da sociedade civil, Monte Alto receberá, na noite do dia 11/12, o Inigualáveis Cola’s Show, na Praça Central, a partir das 20h.
Residentes em Ribeirão Preto, as montealtenses irmãs Cola trazem seu mais novo espetáculo. Um show que surpreende, pois são duas mulheres que parecem a mesma pessoa, se aventurando como artistas de rua em meio a uma sociedade ainda massivamente machista.
As gêmeas malabaristas mais carismáticas de Ribeirão Preto prometem proporcionar aos espectadores alegria e risadas, se desafiando a tornar o show cada vez mais impressionante e difícil. Quem gostar, pode ajudar no chapéu.

Seleção de bateras
No dia 16, às 20h, a Praça será palco de uma legião de bateristas: acontece o SHS Bateras Unidos.
O evento é coordenado pelo instrumentista Silas Henrique da Silva, com a participação dos também professores de bateria Marcos Leone e Claudinei Ferri, além de mais de dez alunos.
Para isso, pelo menos 10 baterias estão montadas no local, que contará com a produção do Estúdio Mix. Dentre os alunos, destaque para Matheus Pimenta, deficiente visual que arrebnetou em evento recente de alunos do Conservatório Mário Veneri.

Luiz Felipe Nunes – MTb 39868
diretor de Comunicação – Consórcio Intermunicipal Culturando

As inigualáveis irmãs Cola

As inigualáveis irmãs Cola

Sete exibe cartaz de uma das acoes

Sete exibe cartaz de uma das acoes

Unidos pela Cultura

Unidos pela Cultura

Programação Cultura Japonesa_Monte Alto

Programação Fermentação da Cultura Caipira_Monte Alto

Leia mais sobre , , , ,

Veja também

Comentários